“A
Parábola do bom samaritano”
Lucas
10:25-37
25 E eis que se levantou
certo *doutor da lei e, para o experimentar, disse: Mestre,
que farei para herdar a vida eterna?
26 Perguntou-lhe Jesus: [1.
Que está escrito na lei?] Como lês tu?
27 Respondeu-lhe ele:
Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas
as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
28 Tornou-lhe Jesus:
Respondeste bem; faze isso, e viverás.
29 Ele, porém, querendo
justificar-se, perguntou a Jesus: [2. E quem é o meu próximo?]
30 Jesus, prosseguindo,
disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores,
os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
31 Casualmente, descia
pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo.
32 De igual modo também um
levita chegou àquele lugar, viu-o, e passou de largo.
33 Mas [3.
um samaritano], que ia de viagem, chegou
perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão;
34 e aproximando-se, [4.
atou-lhe as feridas, deitando
nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma
estalagem e cuidou dele].
35 No dia seguinte tirou
dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que
gastares a mais, eu to pagarei quando voltar.
36 Qual, pois, destes três
te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
37 Respondeu o doutor da
lei: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Disse-lhe, pois, Jesus: [5.
Vai, e faze tu o mesmo].
*doutor da
lei:
Doutor da Lei: nomikos(vopiicóç), adjetivo,
"perito na lei'* (veja Tt 3.9. no verbete LEI. C. n° 1), é usado como
substantivo. “doutor da lei. advogado” (Mt 22.35: Lc 7.30: 10.25: 11.45,46.52:
14.3); em alguns manuscritos. ocorre em Lc 11.53: Zenas é nomeado assim em Tt 3.13.
Como não há evidência de que ele fosse qualificado em jurisprudência romana, o
termo pode ser considerado no sentido habitual do Novo Testamento quando
aplicado a alguém qualificado na lei mosaica.! O nome freqüente para aludir a
escriba é grammateus. homem de letras: para o doutor da lei.
nomodidaskalos (veja PROFESSOR). “Uma comparação de Lc 5.17 com Lc 5.21 e
Mc 2.6 com Mt 9.3 mostra que os três termos eram usados como sinônimos, e não
denotavam três classes distintas. Os escribas eram só. originalmente, homens de
letras, estudantes da Escritura, e o primeiro nome dado a eles não contém em si
alguma referência à lei: no decurso do tempo, porém, eles se dedicaram
primariamente. embora de modo algum exclusivamente. ao estudo da lei. Eles se
tomaram juristas em vez de teólogos, e receberam nomes que por si só chamavam a
atenção para o fato. Uns. sem dúvida, se dedicavam mais a um ramo de atividade
que outro: mas um ‘advogado* também podia ser ‘doutor’, e o caso de Gamaliel
mostra que um 'doutor* também podia ser membro do Sinédrio (At 5.34)” (Eaton,
em Dictionary ofthe Bible. de Hastings).
[Dicionário Vine O Significado Exegético e
Expositivo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento.]
1. Que está escrito na lei?
A lei aqui
mencionada por Cristo é a lei de Moisés, a qual estava ordenada aos israelitas
andarem segundo seus preceitos.
- Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. Deuteronômio 6:4-5
- Não odiarás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e não levarás sobre ti pecado por causa dele. Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor. Levítico 19:17-18
2. E quem é o meu próximo?
O próximo a qual se referia este mandamento da lei, eram israelitas,
pertencentes as doze tribos que se originavam dos filhos de Jacó.
- Moisés nos deu a lei, como herança da congregação de Jacó. E foi rei em Jesurum, quando se congregaram os cabeças do povo com as tribos de Israel. Deuteronômio 33:4-5
Após a morte e a ressurreição de Cristo, este mandamento, se tornou como
um novo mandamento para os que estão em Cristo, os irmãos na fé, que compõe a
igreja, que é o corpo de Cristo, os remidos no sangue do cordeiro.
- Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes. Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina. Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas. Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo. Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos. 1 João 2:7-11
- Amados, se o nosso coração não nos condena, temos confiança para com Deus; E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista. E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento. 1 João 3:21-23
3. um samaritano:
Nesta parábola relatada por Cristo, o homem descia de Jerusalém a Jericó
e caiu nas mãos de salteadores era judeu, e o samaritano que teve
compaixão e cuidou dele era um israelita, remanescente de uma das dez
tribos que ainda habitava em Samaria, desde a divisão ocorrida no
reinado de Roboão.
Israel até a morte do rei Salomão, era um só
Reino. Após sua morte,
houve contenda entre seu filho
Roboão, [I Reis 11.43] e Jeroboão filho
de Nebate [I
Reis 11.26] e o
Reino foi dividido. Após o reinado de Jeroboão,
outros reis o sucederam, e foi no reinado do rei Onri, o qual comprou de Semer
o Monte de Samaria, e que edificando
a cidade chamou-a de Samaria [I Reis 16.24].
Na época de Cristo,
ocorreu o episódio da mulher samaritana, que vem de Samaria
tirar água do poço, e Cristo lhe pede água para beber,
durante o diálogo entre eles, a mulher lhe pergunta: És tu, porventura, maior do que o
nosso pai Jacó; revelando
assim que ela era israelita descendente de Jacó e remanescente de uma das dez
tribos que ainda habitava em Samaria.
- Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Pois seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. Disse-lhe então a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? {Porque os judeus não se comunicavam com os samaritanos.} Respondeu-lhe Jesus: Se tivesses conhecido o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe terias pedido e ele te haveria dado água viva. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que tirá-la, e o poço é fundo; donde, pois, tens essa água viva? És tu, porventura, maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual também ele mesmo bebeu, e os filhos, e o seu gado? João 4:7-12
Com o relato da
parábola, Cristo queria advertir aos judeus que desde da ocorrência da divisão
entre as tribos, eles passaram a transgredir os mandamentos e as leis de
Deus, quando lutavam, odiavam, menosprezavam e tratavam como inimigos os israelitas remanescentes de uma das dez tribos que ainda habitavam em Samaria, e que o samaritano da
parábola agiu corretamente ao cuidar do judeu que se encontrava ferido pelos
salteadores que o atacaram, cumprindo assim o que ordenava os mandamentos e as
leis de Deus, ao contrário do sacerdote e do levita, que deveriam ter procedido
conforme a lei, para servir de exemplo ao povo de Israel.
4. atou-lhe as feridas, deitando
nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma
estalagem e cuidou dele:
Ao ouvirem a parábola os judeus devem ter se lembrado, do episódio ocorrido após a divisão das tribos, entre os habitantes de Judá e de Jerusalém e os israelitas que habitavam em Samaria.
- E os filhos de Israel levaram cativos de seus irmãos duzentos mil, mulheres filhos e filhas; também saquearam deles grande despojo, que levaram para Samária. Mas estava ali um profeta do Senhor, cujo nome era Odede, o qual saiu ao encontro do exército que vinha para Samária, e lhe disse: Eis que, irando-se o Senhor Deus de vossos pais contra Judá, os entregou na vossa mão, e vós os matastes com uma raiva que chegou até o céu. E agora vós quereis sujeitar a vós os filhos de Judá e de Jerusalém, como escravos e escravas; porventura não sois vós mesmos culpados para com o Senhor vosso Deus? Agora, pois, ouvi-me, e tornai a enviar os cativos que trouxestes dentre vossos irmãos, pois o ardor da ira do Senhor está sobre vós. Então alguns dos chefes dos efraimitas, a saber, Azarias, filho de Joanã, Berequias, filho de Mesilemote, Jeizquias, filho de Salum, e Amasa, filho de Hadlai, se levantaram contra os que voltavam da guerra, e lhes disseram: Não fareis entrar aqui estes cativos; porque, além da nossa culpa contra o Senhor, o que vós quereis fazer acrescentaria mais a nossos pecados e a nossas culpas; pois já temos grande culpa, e o ardor da ira do Senhor está sobre Israel. Então os homens armados deixaram os cativos e o despojo diante dos príncipes e de toda a congregação. E os homens já mencionados por nome se levantaram e tomaram os cativos, e vestiram do despojo a todos os que dentre eles estavam nus; vestiram-nos, e os calçaram, e lhes deram de comer e de beber, e os ungiram; e, levando sobre jumentos todos os que estavam fracos, conduziram-nos a Jericó, a cidade das palmeiras, a seus irmãos. Depois voltaram para Samária. 2 Crônicas 28:8-15
5. Vai, e faze tu o mesmo:
Cristo diz para o doutor da lei, fazer o mesmo que o samaritano da parábola, e agir com misericórdia, com os israelitas que habitavam em Samaria, se reconciliando com eles conforme ordenava a lei, a que ele era doutor no conhecimento, mas não na prática, servindo assim de exemplo para que os judeus fizessem o mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário