18.5.14

'O reino dos céus' Mateus 3:1-2

'O reino dos céus' Mateus 3:1-2
1 Naqueles dias apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judéia,
2 dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o *reino dos céus.

*reino dos céus: 
*Os termos “reino dos céus” e “reino de Deus” tem o mesmo significado?

O "reino dos céus" é citado 32 vezes no Evangelho de Mateus, enquanto que o "reino de Deus" é citado 68 vezes em 10 livros do Novo Testamento.
No Evangelho de Mateus, ao ser citada a passagem do jovem rico, Cristo usa os termos "reino dos céus" e "reino de Deus" alternadamente, referindo-se ao mesmo assunto:
  • Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus. E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. Mateus 19: 23-24
*Mateus refere-se ao "reino dos céus" em suas narrativas, enquanto Marcos e Lucas referem-se ao "reino de Deus”, em narrativas sobre os mesmos assuntos:
  • Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele. Mateus 11:11
  • E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele. Lucas 7:28
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  • Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem. Mateus 13:11-13
  • E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas, Para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados. Marcos 4:11-12
  • E ele disse: A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam. Lucas 8:10
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  • Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mateus 13:24
  • E dizia: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra. Marcos 4:26
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  • Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo; O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos. Mateus 13:31-32
  • E dizia: A que assemelhare-mos o reino de Deus? ou com que parábola o representaremos? É como um grão de mostarda, que, quando se semeia na terra, é a menor de todas as sementes que há na terra; Mas, tendo sido semeado, cresce; e faz-se a maior de todas as hortaliças, e cria grandes ramos, de tal maneira que as aves do céu podem aninhar-se debaixo da sua sombra. Marcos 4:30-32
  • E dizia: A que é semelhante o reino de Deus, e a que o compararei? É semelhante ao grão de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu, e fez-se grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu. Lucas 13:18-19
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  • Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado. Mateus 13:33
  • E disse outra vez: A que compararei o reino de Deus? É semelhante ao fermento que uma mulher, tomando-o, escondeu em três medidas de farinha, até que tudo levedou. Lucas 13:20-21
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  • E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. Mateus 18:3
  • Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus. Marcos 10:14
  • Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus. Lucas 18:16
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Conclusão: Levando em consideração as narrativas paralelas comparativas, citadas como exemplo sobre “reino dos céus” e “reino de Deus”, nota-se, que ambos os termos tem o mesmo significado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário