6.3.14

Parábola das dez virgens

Parábola das dez virgens
 Mateus - Capítulo 25:1-13
1 Então o Reino dos Céus [1. será] [2. semelhante] a [3. dez] [4. virgens] que, tomando as suas [5. lâmpadas], saíram ao encontro do [6. Noivo].
2 Cinco eram [7. Insensatas] e [8. Cinco], [9. Prudentes].
3 As insensatas, ao pegarem as lâmpadas, não levaram [10.  Azeite] consigo,
4 enquanto as prudentes levaram vasos de azeite com suas lâmpadas.
5 Atrasando o noivo, todas elas acabaram [11. cochilando e dormindo].
6 Quando foi aí pela meia- noite, [12. ouviu-se um grito]: 'O noivo vem aí! Saí ao seu encontro!'
7 Todas as virgens levantaram-se, então, e trataram de aprontar as lâmpadas.
8 As insensatas disseram às prudentes: 'Dai-nos do vosso azeite, porque as nossa lâmpadas estão se apagando'.
9 As prudentes responderam: 'De modo algum, o azeite poderia não bastar para nós e para vós.  Ide antes aos que vendem e comprai para vós'.
10 Enquanto foram comprar o azeite, o noivo chegou e as que estavam prontas entraram com ele para o [13. banquete de núpcias].  E [14. fechou-se a porta].
11 "Finalmente, chegaram as outras virgens, dizendo: '[15. Senhor, senhor], abre-nos!'
12 Mas ele respondeu: 'Em verdade vos digo: [16. não vos conheço]!'
13 Vigiai, portanto, porque não sabeis nem o dia nem a hora.

Ao se analisar a parábola das dez virgens, é importante observar as seguintes expressões utilizadas por Cristo:

 1. será
  • Referência ao futuro.
2. semelhante
  • Significado de Semelhante segundo o Dicionário Aurélio: adj. Que tem semelhança com outrem ou outra coisa; que é da mesma espécie, qualidade, natureza ou forma; parecido, próximo, similar, quase igual.

Referências sobre o termo semelhante na bíblia:

  • E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; Gênesis 1:26
  • Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. Gênesis 5:1
  • Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, Romanos 6:5
Assim como Adão que sendo a imagem, conforme a semelhança de Deus pecou, trazendo com isso  uma  herança  de  morte a sua  descendência,   assim também  a  Igreja  "os  remidos  no sangue  do  Cordeiro" recebendo vida através do sacrifício de Cristo que morreu  pelo  pecado do Mundo, deve buscar ser semelhante a Ele. 
3. dez

O número 1 representa unidade, um Deus único criador do céu e da terra:

  • Nosso socorro está no nome do Senhor, criador do céu e da terra. Salmos 124:8
  • Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Deuteronômio 6:4
  • E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Marcos 12:29

O número zero é associado a: nada, o nulo, círculo, oco e o vazio, semelhante à terra antes da Obra da Criação:

  • E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Gênesis 1:2

O Número dez simboliza a divindade de Deus:

  • Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.  Apocalipse 1:8

Nesta parábola o número dez, simboliza um período de tempo, o princípio e o fim, desde a Criação até o Juízo Final:

  • No princípio criou Deus o céu e a terra. Gênesis 1:1
  • Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. Apocalipse 14:7
A  obra  da  Criação  realizada  por  Deus,  entrou  em  decadência  por causa  do pecado  de Adão, assim como ele toda humanidade se tornou  transgressora dos Mandamentos de  Deus, isto   até   o   tempo   da   punição  dos  que   não   se arrependerem de seus pecados, com a manifestação  do Juízo de Deus.
4. virgens

O termo virgem simboliza pureza, sem mácula, titulo dado por Deus a Israel e um dos atributos a Igreja que é o Corpo de Cristo:

  • Ouvi esta palavra, que levanto como uma lamentação sobre vós, ó casa de Israel. A virgem de Israel caiu, e não mais tornará a levantar-se; desamparada está na sua terra, não há quem a levante. Amós 5:1-2
  • Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. 2 Coríntios 11:2
  • Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz. 2 Pedro 3:14
5. lâmpadas” (candeias)
  • Significado de Candeia segundo o Dicionário Aurélio: s.f. Candeeiro de óleo ou de cera. Lâmpada formada por um recipiente de barro ou de folha, munida de um bico pelo qual passa a extremidade de um pavio, que se enche com óleo para queimar.

Lâmpadas que ficavam no candelabro para iluminação utilizada no tabernáculo:

  • Ordena aos filhos de Israel que te tragam azeite de oliveira, puro, batido, para a luminária, para manter as lâmpadas acesas continuamente. Arão as porá em ordem perante o Senhor continuamente, desde a tarde até à manhã, fora do véu do testemunho, na tenda da congregação; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações. Sobre o candelabro de ouro puro porá em ordem as lâmpadas perante o Senhor continuamente.  Levítico 24:2-4

Lâmpadas de acordo com o sentido espiritual:

  • Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Salmos 119:105
  • Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida, Provérbios 6:23
6. noivo

Simboliza a Cristo sua vida, morte, ressurreição e ascensão aos céus.

  • E disse-lhes Jesus: Podem porventura andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão. Mateus 9:15
7. Insensatas

Referência a Israel que recebeu os Mandamentos de Deus e não os guardou, os transgrediu:

  • E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. Mateus 7:26-27
Israel por não dar ouvidos as Palavras de Cristo e permanecer transgredindo seus Mandamentos, teve sua queda no ano 70 D.c.  (As tropas romanas do general Tito tomaram a cidade de Jerusalém, o Templo foi incendiado e seus habitantes foram deportados  como escravos entre as Nações.)
8. cinco

O número cinco se encontra no meio da escala numérica, entre o número 0 e o número 10, representando uma divisão entre dois períodos.

  • Primeiro período: anterior a morte de Cristo no madeiro.
  • Segundo período: posterior a ressurreição de Cristo, inicio da Graça.
9. Prudentes

Os remidos no sangue do Cordeiro: (Igreja)

  • Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, Efésios 1:7

A verdadeira (Igreja) que é "o Corpo de Cristo":

  • Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. Romanos 12:5

Os que ouvem a Palavra de Deus e guardam os seus Mandamentos: (Igreja)

  • Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. Mateus 7:24-25
10. azeite

Usado como combustível alimenta a lâmpada para que não se apague:

  • Tu pois ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveiras, batido, para o candeeiro, para fazer arder as lâmpadas continuamente. Êxodo 27:20

Azeite de acordo com o sentido Espiritual: 

  • Sabedoria para entender Palavra de Deus e obedecer aos seus Mandamentos,"um dos dons dado pelo Espírito Santo".
  • Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; 1 Coríntios 12:8
  • Nota: Não confundir este 'azeite' com o "azeite da santa unção", que no sentido Espiritual simboliza o "Espírito Santo": (Êxodo 30:22-33)
11. cochilando e dormindo

Deixaram de vigiar:

  • Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Mateus 24:42
12. "ouviu-se um grito"
Os sinais da vinda de Cristo:
  • E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas. E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória. Lucas 21:25-27
13. banquete de núpcias

Referência as Bodas do Cordeiro:

  • Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. Apocalipse 19:7
14. fechou-se a porta
  • Fim do período da Graça, início do Juízo de Deus.
15. Senhor, Senhor
  • Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Mateus 7:21
16. não vos conheço
  • Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. Mateus 7:22-23
Considerações Finais: Cristo adverte por  meio  desta  parábola  aos  judeus,  que  se  não endireitarem seus caminhos e começarem a  dar  ouvidos  as  suas  Palavras,  ao  invés  de receberem a promessa de herdar o Reino dos Céus, receberam o justo julgamento de Deus em tempos  vindouros, quando  Ele vier 
para   resgatar  a   Igreja  "os  justos  remidos  em  seu  sangue"  e  punir  os  ímpios  por causa  de suas transgressões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário