A origem de Belém - Mateus 2:5-6
5 E eles responderam:
"Em ¹Belém da Judéia; pois assim
escreveu o ²profeta:
6 ‘Mas tu, Belém, da terra de
Judá, de forma alguma és a menor entre as principais cidades de Judá; pois de
ti virá o líder que, como pastor, conduzirá Israel, o meu povo’".
*Referências a origem de ¹Belém
Desde primórdios da humanidade, os pais tinham o costume de fundar uma cidade e batizá-la com o nome do filho, costume este que provavelmente deve ter se originado com Caim, quando sua mulher deu a luz ao seu filho, ele fundou uma cidade, à qual batizou com o nome do seu filho Enoque:
Seguindo este costume a cidade de Belém, foi batizada com o nome de um dos filhos, descendente da tribo de Judá:
Desde primórdios da humanidade, os pais tinham o costume de fundar uma cidade e batizá-la com o nome do filho, costume este que provavelmente deve ter se originado com Caim, quando sua mulher deu a luz ao seu filho, ele fundou uma cidade, à qual batizou com o nome do seu filho Enoque:
- Caim teve relações com sua mulher, e ela engravidou e deu à luz Enoque. Depois Caim fundou uma cidade, à qual deu o nome do seu filho Enoque. Gênesis 4:17
Seguindo este costume a cidade de Belém, foi batizada com o nome de um dos filhos, descendente da tribo de Judá:
- Os filhos de Judá: Pérez, Hezrom, Carmi, Hur e Sobal. Reaías, filho de Sobal, foi pai de Jaate, e Jaate de Aümai e Laade; estas são as famílias dos zoratitas. Estes foram os filhos de Etã: Jizreel, Ismá, e Idbás; e o nome da irmã deles era Hazelelponi; e mais Penuel, pai de Gedor, e Ézer, pai de Husá; estes foram os filhos de Hur, o primogênito de Efrata, pai de Belém. 1 Crônicas 4:1-4
- BELÉM (Èet/e/iem, "casa de pão", esta última palavra provavelmente com o seu sentido mais lato, "alimento") — Tem sido sugerido que a palavra final do original, lehem, é Lakhmu, uma deidade assíria, mas não existe evidência que esse deus tivesse sido alguma vez reverenciado na Palestina, Há duas aldeias com esse nome no AT, ás quais é dado modernamente o nome árabe Bayt Lahm, equivalente exato do hebraico.1. A famosa cidade de Davi. Conforme veio a ser denominada. Fica a poucos quilômetros ao sul de Jerusalém. Seu nome anterior era Efrata (Gn 35.19), e era conhecida como Belém Judá ou como Belém Efrata, para distingui-la da outra cidade do mesmo nome. Perto ficava o túmulo de Raquel; os antepassados de Davi habitavam ali; e estava decretado que ali o Messias haveria de nascer De conformidade com as profecias, pois, Jesus nasceu em Belém e os relatos sobre os pastores e os magos se centralizam em torno dela. O imperador romano, Adriano, devastou a no segundo século d.C., e o local da gruta da natividade ficou perdido durante dois séculos; por conseguinte, a igreja da Natividade, erigida por Helena, durante o reinado de Constantino, pode assinalar ou não o local verdadeiro, O túmulo de Raquel, fora da cidade, continua sendo apontado no lugar; e semelhantemente também os "Campos dos Pastores'1.2. A segunda Belém ficava em território zebulonita (Js 19.15); ficava a 11 km a noroeste de Nazaré, A maioria dos eruditos é de opinião que o juiz Ibzan (Jz 12.8) nela residia, ainda que a tradição antiga favoreça Belém Judá. D.F.P.
- EFRATA — 1. (O antigo nome de Belém-Judá (q. v.), e que ocorre em todos os casos menos em Gn 48.7 Cefrat) com a forma de 'efratah. Raquel foi sepultada na rota entre Efrata e Betei (Gn 35.16,19; 48.7; cf, ISm 10.2); era o lar da família de Noemi (Rt 4.11), os quais são descritos como efratitas (‘efrati, Rt 1.2), dos descendentes de Rute, como Davi (1Sm 17.12; cf. Sl 132.6), e do Messias, conforme predito em Mq 5.2. 2. O adjetivo gentílico 'efrati é aplicado por três vezes aos efraimitas (Jz 12.5; 1Sm 1.1;1 Rs 11.26).3. Segunda esposa de Calebe, filho de Hezrom (ICr 2.19,50; 4.4; cf. 2.24). T.C.M. (O Novo dicionário da Bíblia - J. D. Douglas)
Miquéias (Quem é como Deus) - Um dos grandes profetas do oitavo século antes de Cristo, viveu no tempo de Isaías. Natural de uma pequena cidade de Judá, o Reino da Sul, ele viu que Judá corria o perigo de sofrer o mesmo castigo que Israel, o Reino do Norte, havia sofrido. Miquéias fala contra os pecados do povo de Judá e de Israel. Mas ele também fala da bondade de Deus: o Deus que castiga o seu povo é o Deus que perdoa. Alguns textos notáveis deste livro são: o domínio universal da paz (4.1-4), o futuro Rei que iria nascer em Belém e que traria paz ao povo de Deus. (5.2-4) e a definição clara e resumida daquilo que Deus exige do seu povo: ‘O que Ele quer é que seu povo faça o que é direito, e amem uns aos outros com dedicação e que vivam em humildade e obediência ao seu Deus’ (6.8).
Miquéias profetizou que o Messias nasceria em Belém, reforçando as origens da cidade “Belém-Efrata”, como sendo proveniente de Judá.
Miquéias profetizou que o Messias nasceria em Belém, reforçando as origens da cidade “Belém-Efrata”, como sendo proveniente de Judá.
- "Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos." Miquéias 5:2
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