23.4.14

A Visita dos Magos

A Visita dos Reis Magos
Mateus 2:1-2

1 Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, ¹magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém
e perguntaram: "Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo".

¹Magos vindos do Oriente:

Os magos vindos do Oriente a Jerusalém, por causa da estrela que anunciava o nascimento de Cristo, eram três? Eram reis?
  • Dizer que os magos eram três, pelo fato dos presentes serem três, ouro, incenso e mirra, é pura especulação, a Escritura não relata tal fato.
  • Dizer que eram reis, não há evidencias na Escritura, seria mais prudente dizer que eram astrólogos,  observadores das estrelas.

*Referências sobre os ¹magos vindos do Oriente:

MAGOS: Esse termo é empregado por Heródoto (i. 101, 132) sobre uma tribo dos medos, que ocupavam função sacerdotal no império persa; em outros escritores clássicos aparece como sinônimo de sacerdote.
Complementando isso, Daniel (1.20; 2.27; 5.15) aplica a palavra a certa classe de “sábios" ou astrólogos que interpretavam sonhos e mensagens dos deuses.
No NT o seu uso se expande para incluir todos aqueles que praticam artes mágicas (cf. At 8.8; 13.6,8).
Tanto Daniel como Heródoto podem contribuir para que se compreenda melhor o termo "magos" em Mt 2.1-12.
Evidentemente eram astrólogos religiosos nâo-judeus que, seguindo suas observações astronômicas, inferiram o nascimento de um grande rei judeu.
Depois de interrogarem as autoridades judaicas, foram até Belém prestar homenagem a Jesus.
Se o "oriente", de onde vieram, é Arábia, Babilônia, ou outra nação oriental, è incerto.
A historicidade da visita dos magos tem sido posta em dúvida por causa do silêncio de outras fontes concernentes tanto ao acontecimento da visita como à matança subseqüente dos infantes por ordem de Herodes, e também por causa daquilo que ê reputado como o caráter lendário de certas porções da narrativa.
Apesar de que devamos levar em consideração as descrições poéticas do relato (p. ex., a estrela por sobre Belém), o simbolismo descritivo nem afirma nem nega a historicidade do acontecimento envolvido.
Uma atitude literalista, que vise negar o elemento histórico do relato ou que vise exagerar o elemento miraculoso do mesmo, está fora de conformidade com o sentido que o evangelista desejava imprimir á narração.
Para Mateus, a visita dos magos representava a relação do Messias para com o mundo gentio, sendo igualmente uma apropriada introdução a outros eventos proféticos significativos acerca da infância de Jesus.
A história esta em conformidade com as expectativas messiânicas "reais" dos judeus e com o caráter de Herodes.
Talvez haja alguma confirmação astronômica no tocante á estrela (q.v.) na conjunção de Júpiter e Saturno em 7 a.C., e no relato sobre uma estrela evanescente que apareceu posteriormente (4 a.C.), conforme registros chineses.
Porém, tais paralelos devem ser aplicados com cautela.
Tradições cristãs posteriores reputam os magos como reis (por causa de Sl 72.10; Is 49.7), e os enumeram como três (por causa do número de seus presentes) ou como doze.
No calendário cristão, a epifania, originalmente associada com o batismo de Cristo, reflete a importância da visita dos magos no conceito da cristandade dos séculos posteriores(O Novo dicionário da Bíblia - J. D. Douglas)

*Observações:
  • Salmos 72.10: Mesmo contexto de Salmos 68.31, se tornou fato em 1 Reis 10.1-15.
  • Isaías 49.7: Faz menção ao próprio profeta Isaías, reconhecido como servo de Deus, por anunciar à vinda do Messias as nações.
*Referências Bíblicas sobre os ¹magos vindos do Oriente:
  • Semelhante narrativa exige essa designação vaga e muito geral. A região por excelência dos sábios astrólogos, como são os “magos. (A Bíblia de Jerusalém - Nova Edição, Revista).
  • Jesus nasceu na cidade de Belém, na região da Judéia, quando Herodes era rei da terra de Israel. Nesse tempo alguns homens que estudavam as estrelas vieram do Oriente e chegaram a Jerusalém. (Bíblia Sagrada - Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
  • A palavra grega [persa] magos assumia significados diversos: sacerdotes persas, mágicos, propagandistas religiosos, charlatães... O grego bíblico só o emprega em Daniel 2:2.10. Aqui poderia designar astrólogos babilônios, talvez postos em contato com o messianismo judaico; nada indica que sejam reis. (A Bíblia TEB - Nova Edição Revista e Corrigida).

Nenhum comentário:

Postar um comentário